Transformando a compreensão do sofrimento


Algumas vezes nos sentimos afogando-nos no oceano de sofrimento, e carregando o peso das injustiças sociais de todos os tempos. O Buda disse "Quando uma pessoa sábia sofre, ela se pergunta: "O que posso fazer para me libertar dessa dor? Quem pode me ajudar? O que tenho feito para me livrar desse sofrimento?". Mas quando uma pessoa tola sofre, ela se pergunta: "Quem me fez passar por isso? Como posso mostrar aos outros que sou uma vítima injustiçada? Como posso punir aqueles me causara esse sofrimento?"

É claro que você tem o direito a sofrer, mas na condição de praticante, você não tem o direito de deixar de praticar. Todos nós precisamos ser compreendidos e amados, mas a prática não é simplesmente esperar a compreensão e o amor dos outros. Por favor, não se queixe quando parecer que ninguém é capaz de compreendê-lo nem amá-lo, mas faça o esforço de compreender e amar os outros melhor. Se alguém o traiu, pergunte o por quê. Se achar que a responsabilidade é inteiramente do outro lado, olhe com mais profundidade. Talvez você tenha irrigado as sementes da traição na outra pessoa. Talvez você tenha vivido de forma tal a incentivar a outra pessoa a se fechar. Nós somos co-responsáveis, e se você insistir na atitude de culpar os outros, a situação só vai piorar.

Thich Nhat Hanh em "A essência dos ensinamentos de Buda".

Comentários