Quinto treinamento para a mente alerta - começando de trás para frente


"Consciente do sofrimento causado pelo consumo irresponsável, eu me comprometo a cultivar a boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação, a ingestão de líquidos e o consumo com plena consciência. Somente ingerirei itens que preservem a paz, o bem estar e a alegria no meu corpo, na minha consciência e no corpo coletivo e na consciência da minha família e da minha sociedade. Estou determinado a não usar álcool, ou qualquer tóxico ou consumir alimentos ou outros itens que contenham toxinas, como certos programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicar meu corpo ou minha consciência com esses venenos é trair meus ancestrais, meus pais, minha sociedade e as gerações futuras. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a ira e a confusão que existem dentro de mim e na sociedade, mediante uma dieta para mim mesmo e para a sociedade. Entendo que uma dieta apropriada seja crucial para autotransformação e para a transformação da sociedade."
Na vida moderna, as pessoas pensam que seus corpos pertencem a elas mesmas e que podem fazer o que quiserem com ele. "Temos o direito de viver a nossa própria vida". Quando você faz tal declaração, a lei apoia você. Esta é uma das manifestações de individualismo. Porém, de acordo com o ensinamento da vacuidade, seu corpo não é seu. Seu corpo pertence aos seus ancestrais, a seus pais e as gerações futuras. Ele também pertence à sociedade e a todos os outros seres vivos. Todos eles se uniram para concretizar a presença deste corpo - as árvores, as nuvens, tudo. Manter seu corpo saudável é expressar gratidão a todo o cosmos e a todos os seus ancestrais, e é também não trair as gerações futuras. Praticamos este treinamento para a mente alerta para o cosmos inteiro, para a sociedade inteira, todos podem beneficiar-se disso - não apenas todos na sociedade de homens e mulheres, mas todos na sociedade de animais, plantas e minerais. Isto é o treinamento alerta do bodhisttva. Quando praticamos os cinco treinamentos para a mente alerta já estamos no caminho de um bodhisattva.
Thich Nhat Hanh em "Os cinco treinamentos para a mente alerta".

Comentários