Primeiro estágio da meditação

Colocar a mente sobre a respiração é a primeira coisa que fazemos na meditação. Nesse momento, montamos o cavalo: colocamos o pé no estribo e nos alçamos para a sela. É uma questão de sentar-se corretamente.

O momento da colocação inicia quando retiramos a mente de seu compromisso com eventos, problemas, pensamentos e emoções. Pegamos essa mente selvagem e atarefada e a colocamos sobre a respiração. Embora estejamos trabalhando com a consciência, que não é física, a colocação parece muito física. É algo tão deliberado quanto colocar uma pedra em cima de uma folha.

(...)

Para meditadores iniciantes, é no primeiro estágio que se aprende como equilibrar o enfoque na respiração, reconhecer os pensamentos e manter a postura. É um período de carência durante o qual desenvolvemos bons hábitos de meditação. Se continuamos a praticar, a colocação é sempre o primeiro passo. É o momento no início de cada sessão em que reconhecemos que começamos a meditar, que nos damos conta disso. Porque define nossa atitude para o resto da sessão, é o estágio mais importante. O momento da colocação dá à meditação uma partida nítida, livre de obstáculos. Se começarmos de uma maneira vaga ou ambígua, a meditação será vaga e ambígua. É como uma peça de dominó: a maneira cuidadosa como colocamos a mente no primeiro estágio afeta diretamente o que vem em seguida.


Depois desse primeiro momento, cada vez que decidir reconhecer um pensamento, dar-se conta dele e voltar a consciência à respiração, você estará aprendendo a colocação. Um ato tão pequeno, tão inofensivo, é uma das coisas mais corajosas que você pode fazer. Quando reconhecer e liberar aquele pensamento, você poderá orgulhar de si mesmo. Você terá vencido a preguiça. Você se lembrou das instruções. Poderá se sentir feliz ao retornar à respiração. Não se preocupe com o fato de que terá de fazer isso novamente - você fará milhares de vezes. É por isso que chamamos de prática.


Sakyong Mipham em "Fazer da mente uma aliada".

Comentários