A essência de ser humano


Quando começamos a examinar verdadeiramente a mente, percebemos alguns princípios de seu funcionamento. Em primeiro lugar, ela sempre se coloca sobre alguma coisa. Faz isso para saber o que acontece. Em geral, temos enraizada a tendência de acompanhar distrações - o que é o oposto de uma mente estável. Talvez, a mente se coloque sobre a idéia de nosso jantar. Depois, pensamos no que há dentro da geladeira. A seguir, pensamos num restaurante. Pensamos então na roupa que vamos usar para ir até o restaurante. Depois pensamos em comprar roupas novas. A mente se reposiciona o tempo todo, em geral apenas por poucos segundos. Este é o caso até mesmo quando pensamos sistematicamente sobre um tema, como quando planejamos algo.
(...)
Quando repousamos na paz, usamos o momento presente como um ponto de referência para nos redirecionarmos com a mente e superarmos seu aturdimento e sua qualidade discursiva. Nós nos sentamos para meditar, tanta coisa se passa pela mente que é fácil nos perdermos. Vagamos por essa selva densa, sem saber o que acontece. O momento presente e a respiração são como o topo de uma montanha vista a distância. Mantemos o olhar fixo nele enquanto caminhamos em sua direção. Precisamos chegar ao cume da montanha, queremos escalar seu topo e olhar ao redor para conseguirmos imaginar onde estamos.
(...)
Quando experimentamos um momento de repouso na paz, parece muito estranho. A mente já não está à deriva, não pensa mais em um milhão de coisas. O sol nasce ou sopra uma brisa quente _ e de repente sentimos a brisa e estamos completamente em sintonia. Pensamos: "Essa é uma experiência muito espiritual. É uma experiência religiosa. Merece ao menos um poema, ou que eu escreva uma carta para casa." Mas tudo o que está acontecendo é que por um momento estamos em sintonia com a mente. Ela está presente e é harmoniosa. Antes, estávamos tão ocupados e aturdidos que nem notávamos a aragem. A mente nem podia conservar-se colocada por tempo suficiente para observar o nascer do sol, que leva dois minutos e meio. Agora, podemos mantê-la no mesmo lugar por tempo bastante para que note e aprecie o que está à sua volta. Agora estamos verdadeiramente aqui. De fato, estar no momento presente é normal; é a essência de ser humano.

Sakyong Mipham em "Fazer da mente uma aliada".

Comentários