Colhendo mangas

Quando você tem sabedoria, o contato com os objetos sensoriais, bons ou maus, agradáveis ou não, equivale a ficar debaixo de um pé de manga colhendo as frutas enquanto alguém, no alto do pé, sacode a árvore. Ficamos escolhendo entre as mangas boas e as estragadas e não consumimos as nossas forças porque não tivemos de subir na árvore.
O que isso significa? Significa que todos os objetos sensoriais que chegam até nós estão nos proporcionando sabedoria. Não precisamos adorná-los. Os oito ventos do mundo - lucro e perda, fama e má reputação, elogio e reprovação, dor e prazer - sopram por si. Se o seu coração desenvolveu tranquilidade e sabedoria, você se alegrará catando e escolhendo as mangas. O que outros podem chamar de bom e de mau, de aqui e de lá, de felicidade ou sofrimento, tudo concorre para o seu lucro, porque alguém subiu na árvore para sacudir as mangas e você não tem nada a temer.
Os oitos ventos do mundo são como mangas caindo para você. Use a sua concentração e a sua tranquilidade para entender, para coletar. Saber quais as frutas boas e quais as estragadas tem um nome: sabedoria, Vipassana. Você não inventou, nem criou. Onde há sabedoria, a percepção intuitiva surge naturalmente. Embora eu a chame de sabedoria, você não precisa dar-lhe um nome.

Achaan Chah em "Uma tranquila lagoa na floresta".

Comentários