Mantras poderosos

Se amamos realmente alguém, temos que estar inteiramente presentes para essa pessoa. Conheci um menino de dez anos cujo pai sempre lhe perguntava o que queria ganhar como presente de aniversário, e a sua resposta era: "Papai, quero você!" O pai era muito ocupado. Não tinha tempo para a família. O filho sabia que a melhor coisa que seu pai poderia lhe dar seria sua presença de verdade.

Quando estamos concentrados - corpo e mente em acordo -, qualquer coisa que dissermos poderá ser um mantra. Não precisa ser dito em sânscrito. Poderá ser pronunciado no nosso próprio idioma: "Querido(a), estou aqui para você." Se estivermos inteiramente presentes, esse mantra produzirá um milagre. Nós nos tornamos reais, a pessoa para quem dizemos se torna real nesse momento. Proporcionamos felicidade para nós e para a outra pessoa. Esse é o melhor presente que podemos oferecer a quem amamos. Amar é estarmos presentes para a pessoa.

"Eu sei que você está aqui e estou muito feliz" é um segundo mantra. Quando extasiado, olho para a Lua, inspiro e expiro profundamente e digo: "Lua cheia, sei que você está aí e estou muito feliz." Faço o mesmo olhando a estrela d'alva. Na Coréia, enquanto caminhava entre as árvores de magnólia durante a primavera, admirando as flores tão belas, dizia: "Sei que vocês estão aí e fico muito feliz." Estar presente de verdade e saber que o outro também está ali é um milagre. Toda vez que realmente estamos ali, somos capazes de reconhecer e apreciar a presença do outro - a lua cheia, a estrela d'alva, as flores de magnólia, a pessoa mais amada. (...)

Há um terceiro mantra: "Querido(a), sei que está sofrendo. Por isso estou aqui para você." Se você tiver a atenção plena, perceberá quando o seu amado(a) está sofrendo. Sente-se ao lado dele(a) e diga: "Querido(a), sei que está sofrendo. Por isso estou aqui para você."Só isso trará um grande alívio.

Existe um quarto mantra que poderá praticar quando você estiver sofrendo: "Querido(a), estou sofrendo. Por favor, me ajude." Apenas sete palavras, porém às vezes difíceis de pronunciar porque existe orgulho no nosso coração, principalmente se acreditamos que a pessoa amada é a causadora do sofrimento. Se fosse outro indivíduo, não seria tão duro. Queremos ir para o quarto e soluçar. Mas, se realmente a amamos e estivermos sofrendo assim, temos que pedir ajuda. Temos de superar o nosso orgulho.


Thich Nhat Hanh em "Ensinamentos sobre o amor".

Comentários