Meditação do abraço

A meditação do abraço é uma prática que eu mesmo inventei. Em 1996, uma poetisa levou-me até o aeroporto de Atlanta e lá me perguntou:
- Posso abraçar um monge budista?
No meu país, não temos o costume de nos expressar dessa maneira, mas pensei: "Sou um mestre zen. Isso não pode ser problema para mim." Então eu disse:
- Por que não? - e ela me abraçou.
Mas eu estava muito rígido. No avião decidi que, se queria trabalhar com amigos no Ocidente, teria que aprender sua cultura. E foi assim que criei a meditação do abraço.
Esse tipo de meditação é uma combinação do Oriente e Ocidente. De acordo coma prática, temos que abraçar a pessoa verdadeiramente. Precisamos fazer com que ela seja bem real em nossos braços. Não basta darmos tapinhas nas suas costas para fingir que estamos ali - devemos respirar conscientemente e abraçá-la com todo o nosso corpo, espírito e coração. A meditação do abraço é uma prática de atenção plena. "Inspirando, sei que alguém querido está nos meus braços, vivo. expirando, sinto que ele é muito precioso para mim." Se respirarmos assim profundamente, abraçando a pessoa que amamos, a energia do cuidado, do amor e da atenção plena a penetrará, e ela será nutrida e ficará viçosa como uma flor.

Thich Nhat Hanh em "Ensinamentos sobre o amor".

Comentários

  1. Tão bonito, este texto, tão parecido com o Thay e tão diferente da nossa pressa ritual...

    ResponderExcluir

Postar um comentário