Ser belo significa ser você mesmo

O Buda disse que todos temos a beleza dentro de nós, mas talvez tenhamos dificuldade em aceitar essa idéia, se estivermos recebendo uma mensagem diferente em casa, no trabalho ou na comunidade. Muitos de nós acreditam que o nosso local de trabalho não é um lugar seguro. Frequentemente temos medo de ser criticados quando estamos trabalhando. Receamos ser nós mesmos e nos modificamos para conseguirmos ser aceitos. Se a sua felicidade depende inteiramente da opinião das outras pessoas, você não tem nenhuma confiança em si mesmo, de modo que quando não é considerado belo e digno pelos outros, você sofre. É isso que faz com que tenha vontade de ser outra pessoa, outra coisa, o que é a base do sofrimento.

A flor não tem esse tipo de medo. Ela convive no jardim com muitos outros tipos de flores, algumas cor-de-rosa, outras amarelas, algumas com pétalas, outras com muito poucas. Mas a flor nunca tenta imitar outra flor. Não tente ser uma pessoa diferente. Você não precisa de uma cirurgia plástica. O cosmo se juntou e ajudou-o a se manifestar dessa maneira, e você é uma pessoa bonita exatamente do jeito que você é. Ser belo significa ser você mesmo. Você não precisa que os outros o aceitem. Você precisa aceitar a si mesmo. Se você nasceu uma flor de lótus, seja belo como uma flor de lótus, não tente ser uma magnólia. Se anseia por aceitação e reconhecimento, e tenta se modificar para se encaixar no que os outros querem que você seja, sofrerá a vida inteira. A verdadeira felicidade e o verdadeiro poder residem em você entender, aceitar e ter confiança em si mesmo.

Thich Nhat Hanh em "A arte do poder".

Comentários

  1. Que texto lindo! Realmente cada um é belo da sua maneira. Posso participar como seguidora do seu blog? Gostou muito dos seus texto. Obrigada, uma abraço Ana Cristina

    ResponderExcluir
  2. Cara Ana Cristina,

    Fico feliz em poder compartilhar ensinamentos que me ajudam tanto. A propósito,os textos são de vários mestres, apenas copio eles para o blog.

    Felicidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário