Você não é uma entidade completamente isolada

Ausência do eu não significa que você não existe, e sim que você não é uma entidade completamente isolada. Grande parte do sofrimento nasce da diferenciação entre o eu e os outros e a nossa idéia de um eu separado. Suponha que você é pai ou mãe. Ao olhar para o seu filho, percebe que ele é sua continuação. Assim como a espiga do milho é a continuação do grão de milho, a criança é a continuação do pai e da mãe. O pai e a mãe estão presentes em cada célula do filho. O pai e o filho, ou a mãe e o filho, não são exatamente a mesma pessoa, mas também não são duas pessoas diferentes. Se o pai ou a mãe for capaz de enxergar isso, entrará com em contato com a sua natureza da ausência do eu. Por conseguinte, ficar zangado com o seu filho é ficar zangado consigo mesmo. Ficar zangado com o seu pai ou a sua mãe significa ficar zangado consigo mesmo. Isso está muito claro. Quando você é capaz de entrar em contato com a sua natureza da ausência do eu, quando deixa de perceber uma distinção entre você e o sue filho ou a sua filha, sua raiva desaparecerá. Quando estiver em uma luta de poder, se souber como meditar sobre a ausência do eu, saberá o que fazer. Você pode interromper o seu sofrimento e o das outras pessoas que estão na luta. Você sabe que a raiva do outro é a sua raiva, o sofrimento dele é o seu sofrimento e a felicidade dele é a sua felicidade.

Thich Nhat Hanh em "A arte do poder".

Comentários