Isso também passará


Segundo uma antiga história sufista, havia um rei num terrritório do Oriente Médio que estava sempre dividido entre a felicidade e o desalento. A menor coisa era capaz de lhe causar grande aborrecimento ou uma reação intensa, e assim sua felicidade se convertia rapidamente em frustação e desespero. Por fim, houve um momento em que ele se cansou de si mesmo e da vida e começou a buscar uma saída. Mandou chamar um sábio que vivia no reino e que tinha a fama de ser iluminado. Quando o sábio chegou, o rei lhe disse:
- Quero ser como você. Pode me dar alguma coisa que me traga equilíbrio, serenidade e sabedoria à minha vida? Pago o preço que você pedir por isso.
O sábio respondeu:
- Talvez eu possa ajudá-lo. Mas o preço é tão alto que nem todo o seu reino seria suficiente para pagá-lo. Então, vou lhe dar isso como um presente, desde que você honre o seu compromisso.
O rei garantiu que sim e o sábio se foi.
Algumas semanas depois, ele retornou e entregou ao rei uma caixa decorada e com entalhes de jade. O rei a abriu e encontrou ali um simples anel de ouro. Havia algumas letras gravadas nele. A inscrição dizia: "Isso também passará."
- O que significa isto? - perguntou o rei.
O sábio respondeu:
- Use sempre este anel. Seja o que for que aconteça, antes de considerar este evento bom ou mau, toque o anel e leia a inscrição. Assim, você viverá sempre em paz.      

Eckhart Tolle em "Um novo mundo - o despertar de uma nova consciência".          

Comentários