Mirando o aqui e o agora...


   Nosso esforço em despertar é como mirar o oposto do alvo. Como em todos os alvos, queremos acertar no centro exato. Trata-se, no entanto, do centro exato da iluminação. Se isso é justamente o que você está mirando, não pode fazê-lo com uma mente tendenciosa. Você não pode querer a iluminação da mesma forma como quer outras coisas. Não há absolutamente nada que venha depois. Então como devemos atingi-lá? Como podemos despertar?
   Normalmente um alvo é preparado de forma que, quanto mais próximo você chega do centro, mais pontos ganha. O alvo da iluiminação, no entanto, é inverso. O grande ponto no centro indica pontuação zero; o pequeno círculo em volta vale dez pontos; o que fica do lado de fora deste vale vinte e cinco; e a linha dos cem pontos é perto da borda mais exterior do alvo. Se você deseja marcar pontos, o melhor que tem a fazer é atirar fora do alvo. Mas, se realmente você quer despertar, terá de atingir o centro do alvo.
   Ao contrário do que acontece na arte de manejar o arco, atingir o centro exato da iluminação, neste caso, não requer habilidade, no sentido comum. Apenas empenhe o seu esforço em se manter desperto neste momento. Lembre-se simplesmente qual é o seu interesse em relação ao caminho - despertar - e, então volte para o aqui e o agora correto.

Steve Hagen em "Budismo claro e simples".

Comentários