Lidando com a negatividade


   Sempre que sentir a negatividade crescer dentro de você, causada ou não por um fator externo, um pensamento ou mesmo nada em particular, olhe para ela como se fosse uma voz dizendo: "Atenção, aqui e agora. Acorde. Largue a sua mente. Esteja presente." Até mesmo a mais leve irritação é significativa e precisa ser reconhecida e observada. Do contrário, haverá um aumento cumulativo de reações não-observadas. Uma alternativa para descartar uma reação negativa é fazê-la desaparecer ao imaginar a si mesmo se tornando transparente para a causa externa da reação.
   Recomendo que você pratique primeiro com as coisas do dia-a-dia. Vamos dizer que você esteja em casa. De repente, vindo da rua começa a soar um alarme insistente de carro. Surge uma irritação. Qual é o objetivo dessa irritação? Nenhum até aqui. Por que você a criou? Você não a criou. Quem a criou foi sua mente. Ela teve uma reação totalmente automática, totalmente inconsciente.
   Por que a mente a criou? Porque ela sustenta a crença inconsciente de que a resistência dela, que você absorve como alguma forma de negatividade ou infelicidade, vai dissolver a condição desejada. Isso é naturalmente uma ilusão. A resistência que ela cria, nesse caso a irritação ou raiva, é muito mais desagradável do que a causa original que ela está tentando desfazer.
   Tudo isso pode ser transformado em prática espiritual. 

Eckhart Tolle em "Praticando o poder do agora".

Comentários