Como lidar com os pensamentos negativos?

   Na maioria das vezes, nossos pensamentos surgem espontaneamente. Eles não pedem licença, simplesmente aparecem... Alegres, rancorosos, sensuais, raivosos - com todas as características possíveis ao ato de pensar. Às vezes, são raros e outras incansavelmente frequentes, como o pingar de uma torneira com defeito. O pensamento é apenas uma das inúmeras manifestações da nossa atividade mental. Assim como a respiração, a digestão, a circulação e tantas outras funções fisiológicas, o pensamento é uma atividade inerente à vida. Não ficamos chateados com as batidas do nosso coração, pelo contrário, ficamos felizes por elas acontecerem. Mas, diferentemente, às vezes, ficamos aborrecidos com os nossos pensamentos... Isso ocorre principalmente com aqueles negativos, como a raiva, o medo, o rancor, o ciúmes e tantos outros. Não é incomum nos reprendermos por esse padrão de pensamento, principalmente quando estamos trilhando algum caminho espiritual. Somos obrigados a encarar a existência das muitas "sementes negativas" que carregamos na nossa "consciência armazenadora". Mas, será que até mesmo o Buda conseguiu se ver livre do seu próprio "lixo mental"?
   As minhas dúvidas, obviamente sem respostas certas ou errradas, são:
1- É possível modificar o nosso padrão mental? Reduzir o bombardeio dos pensamentos negativos?
2- Como não se identificar com os pensamentos? Como dissociar o "ser" daquilo que é pensado?
   Todas as opiniões são muito bem vindas. 

Escrito por: simplesmente. 

Comentários

  1. O que é pensar, senão a incrível capacidade da mente de "transformar estímulos energéticos em algo com forma e sentido"?
    Os pensamentos fluem na imensidão do inconsciente coletivo. Muitos nós criamos a partir de nossa memória. Outros a partir de nossa atitude diante uma determinada situação.
    Mas engana-se aquele que acha que É aquilo que pensa.
    Os pensamentos são como um rio, que flue independentemente de nosso arbítrio. Nós somos o pescador que se põe à beira e pesca apenas o que lhe convém.
    A intensidade do 'pensar' depende da atenção que você deposita no ato.
    Antes de responder às questões, ressalvo que a qualidade de nossos pensamentos depende da nossa postura, da nossa atitude, frente a uma situação.


    1-Creio que é possível mudar o padrão mental, mas não apenas através de pensamentos. Há algo mais forte do que pensamentos, que costumo denominar atitudes. Como disse anteriormente, as atitudes garantem a qualidade do pensar.
    Um exemplo é uma pessoa que vive preocupada. A partir do momento em que ela estabeleceu essa atitude de preocupação, pensamentos temerosos, pesados, ansiosos, tomaram parte de sua mente.
    Por mais que ela queira mudar seu estado mental, vizualizando bons pensamentos, falta-lhe a mudança de atitude. Esta seria a posse da confiança interior e na Inteligência da Natureza.
    A pessoa despreocupada é aquela que confia inteiramente em si, no seu potencial, e no Invisível.
    Acredito, então, que para mudar o padrão é necessário, antes de tudo, mudar a atitude interior. Mudar a atitude de ansiedade, deixando de ser pretensioso em querer controlar o futuro.
    Mudar a atitude de inferioridade, valorizando a riqueza que há dentro de si. Mudar a atitude de superioridade e reconhecer que é um ínfimo ponto no grande cenário da criação.
    Pensamentos positivos acompanham atitudes positivas.



    2-A principal característica que nos difere dos outros seres é que temos consciência da nossa própria lucidez.
    Sendo seres conscientes de nossa consciência podemos tomar posse do que é válido para nós, ou do que não é.
    Tomar consciência de que nós não somos os pensamentos, mas de que os pensamentos são nossos, é libertar-se da clausura do algoz interno.
    Não somos o que pensamos. Pensar é apenas mais uma de nossas inúmeras qualidades.
    Dissociar o "ser" do pensar requer o árduo exercício de se auto-conhecer, de fechar os olhos e sentir, na escuridão de sua introspecção, que há um mundo muito amplo, belo e tangível dentro de si.
    É deixar-se ser o pescador que admira as infinitas cores do pôr-do-sol e a fuidez do rio, sem se permitir afogar nas águas dos pensamentos.

    ResponderExcluir
  2. Ano passado publiquei uma resposta a um email que recebi cujo título era: Como Afastar Pensamentos Negativos?
    http://sebastianvalle.wordpress.com/2009/11/23/como-afastar-pensamentos-negativos/
    Espero que gostem!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ed, muito obrigado por compartilhar a suas idéias e pela amizade. Sebastian, vou ler no seu blog, que aliás eu acho muito legal (principalmente suas descrições sobre os retiros Vipassana).
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. É compplicado.

    Muito difícil.

    Tem como, claro, mas envolve muitas disposições importantes, como a, maturidade emocional, que é uma das aprendizagens mais custosa ao ser-humano.

    ResponderExcluir

Postar um comentário