Respiração consciente.

   Sugiro que você memorize o curto poema que apresento a seguir, pois ele ira ajudá-lo na prática da respiração consciente. Quer esteja praticando o sentar ou o andar consciente, poderá usar este poema:
"Dentro, fora
 Profundo, lento
 Calmo, despreocupado
 Sorrir, liberar
 Momento presente, momento maravilhoso."
   As duas primeiras palavras, "Dentro, fora", significam: "Inalar, sei que estou inalando; exalar, sei que estou exalando." Quando inspira, você se concentra apenas em uma coisa, a inalação. Você afasta a mente de todas as outras coisas e se concentra inteiramente na inalação. Analogamente, passa então a se concentrar em soltar o ar. Este é o primeiro exercício. Você pode continuar a repetir em silêncio as palavras "Dentro, fora", pois elas podem ajudá-lo a permanecer com a totalidade da sua inalação e exalação. 
   Não afaste a mente da respiração, permitindo que ela perambule por outros lugares: "Ao inalar, sei que... ah, esqueci de desligar a luz do quarto." Isso não é concentração, porque a sua mente está saltando de uma coisa para outra. Dedique-se à prática de permanecer com a inalação do início ao fim. Ela poderá durar apenas quatro ou cinco segundos. Todo mundo é capaz de permanecer integralmente com a inalação durante um período tão breve. Quando você pratica a inalação e a exalação conscientes por um minuto, pára de pensar. É maravilhoso interromper o pensamento e existir nesse minuto. A maior parte dos nossos pensamentos é um obstáculo a existir, porque, quando estamos absortos neles, não estamos presentes e plenamente vivos, e não podemos entrar em contato com as maravilhas da vida. "Penso, logo não existo!" "Penso, logo me perco nos meus pensamentos." Perder-se nos pensamentos é não existir.

Thich Nhat Hanh em "A arte do poder".      

Comentários