Meditação da laranja.

   Quando você olha profundamente para uma laranja, você percebe que uma laranja, ou qualquer fruta, não é nada menos que um milagre. Tente. Pegue uma laranja e segure-a em sua palma. Inspire e expire lentamente, e olhe para ela como se estivesse vendo pela primeira vez.
   Quando você olha para ela com profundidade, você será capaz de de ver coisas maravilhosas: o sol brilhando e a chuva caindo sobre a laranjeira, as flores da laranjeira, a pequenina fruta aparecendo no galho, a cor da fruta mudando de verde para amarelo e, depois, a laranja plenamente madura. Agora, vagarosamente, comece a descascá-la. Sinta o maravilhoso perfume da casca da laranja. Tire um gomo da laranja e ponha-o na boca. Prove seu suco maravilhoso. 
   A laranjeira levou três, quatro ou seis meses para produzir esta laranja para você. É um milagre. Agora a laranja está pronta e diz: "estou aqui para você". Mas se você não estiver presente, você não ouvirá isso. Quando você não está olhando para a a laranja no momento presente, a laranja também não estará presente. 
   Estar plenamente presente enquanto comemos uma laranja, uma casquinha de sorvete ou qualquer outro alimento é uma experiência deliciosa.

Thich Nhat Hanh em "Eu busco refúgio na Sangha".

Comentários