Meditação na ação.

   Sua Santidade Penor Rinpoche é um dos poucos verdadeiros mestres de meditação ainda vivos. Ele é uma inspiração constante para mim, em especial por ser alguém que se esforça continuamente em ajudar os outros e que parece encontrar alegria e energia nesse esforço. Este é um sinal verdadeiro de um meditador consumado.
   Depois que ele e milhares de pessoas fugiram do Tibete para a Índia, havia poucos lugares onde monges e monjas podiam encontrar alimento e abrigo, quanto mais continuar sua prática de meditação. Por isso, Penor Rinpoche decidiu restabelecer na Índia o mosteiro que tinha perdido. Teve de limpar um terreno na selva e levantar fundos pouco a pouco. Mas enfim ele conseguiu construir o mosteiro com suas próprias mãos. Este continua a crescer e prosperar, e milhares de pessoas beneficiam-se disso. Penor Rinpoche ainda trabalha incansavelmente, com muitas responsabilidades administrativas, financeiras e educacionais. 
   Apesar de seu esforço constante, ele é inabálavel em sua energia. É uma pessoa alegre - sempre fazendo piadas e contando histórias. Num instante, está inteiramente presente, à disposição de uma pessoa enferma ou à morte, então, em seguida, ajuda um jovem monge metido em dificuldades. Não descansa nos fins de semana e tampouco tira uma folga; pelo contrário, exibe o tempo todo o seu esforço alegre, dia após dia, enchendo as pessoas de confiança. Certa vez contou-me que não se preocupava muito: "A vida fica mais difícil se nos preocuparmos. É melhor que nos ocupemos com as coisas à medida que vão surgindo".
   Ele é verdadeiramente um exemplo de alguém que exerce seu esforço com fluidez. Decerto, isso não significa que ele viva uma vida quieta, isolada. Está sempre atarefado e enfrentado obstáculos, mas faz isso com equanimidade, alegria e uma mente forte estável. Isso é  a meditação na ação. Praticar o esforço dessa maneira ajuda-nos a transformar a maré da preguiça na prática da meditação e na vida diária, e nos treina a viver com confiança e força. 

Sakyong Mipham em "Fazer da mente uma aliada".       

Comentários