Desconstruindo o eu...

   Iniciar a prática da meditação é a melhor coisa que você pode fazer para beneficiar a sua vida e a dos que estão à sua volta. Durante muitos milhares de anos, a meditação tem sido praticada de acordo com diferentes tradições. No budismo, a meditação não é praticada apenas pelo relaxamento, mas como método para chegar à iluminação. Assim, a prática da meditação e a postura de pernas cruzadas, que aparece nas representações dos Budas, são intensamente sagradas.
   Todo o sofrimento vem da mente; a liberdade suprema vem do estudo da mente. A meditação visa reduzir a atividade mental e iniciar o processo de densconstrução do egocentrismo. A meta da meditação é fazer com que você tome conhecimento do seu espaço interior e de quão vasto ele é. A meditação é o laboratório em que você desconstroi o eu. Segundo se diz, o nirvana começa quando a mente passa a olhar para dentro em vez de reagir a tudo o que há fora dela.
   Quando começar a meditar, faça pequenas sessões de cinco, dez ou até quinze minutos. Crie o hábito de praticar em breves sessões diárias, passando a períodos mais longos. Um momento excelente para praticar é de manhã, logo ao acordar. Nesse horário não é difícil encaixar uma sessão curta na rotina, que vai prepará-lo para o resto do dia. Comece com a meditação samatha, que consiste em observar a respiração, e passe à vipassana quando estiver preparado. 

Ralph Quinlan Forde em "O livro da medicina tibetana". 

Comentários