Estabilizando a mente...

   A parte do dia em que ficamos acordados tem cerca de dezesseis horas e a mente fica ativa o tempo todo. Frequentemente parece que não há tempo suficiente e muito do tempo que temos é gasto em distração e em experiências desagradáveis. O mundo moderno parece estar constantemente nos fazendo exigências - cuidar do trabalho e da família, assistir filmes, olhar as vitrines, esperar no trânsito, conversar com os amigos - mil coisas a prender a nossa atenção e desviá-la para longe até o dia se transformar num borrão que leva à exaustão e à sede por ainda mais distração que sirva como escape. A todo momento, somos afastados de nós mesmos. Viver deste modo não ajuda nenhuma prática, nem tampouco o yoga do sonho. Por isso, hábitos simples e regulares que nos levem a retomar esse contato com nós mesmos, e a nos tornarmos mais presentes devem ser cultivados. 
   Cada respiração pode ser uma prática. Na inspiração, imaginamo-nos absorvendo energias puras, purificadoras e relaxantes. E na expiração, imaginamo-nos expulsando todos os obstáculos, tensões e emoções negativas. Isto não é uma coisa que exige um lugar especial para se sentar. Pode ser feito no carro a caminho do trabalho, enquanto se espera no sinal vermelho, em frente ao computador, enquanto se prepara uma refeição, limpa a casa, ou caminha.
   Uma prática simples, mas poderosa é tentar manter a presença no corpo continuamente durante todo o dia. Sinta o corpo como um todo. A mente é pior do que um macaco louco saltando de uma coisa para outra; é uma dificuldade para ela se focar em algo. O corpo, porém, é uma fonte de experiência mais estável e constante, e utilizá-lo como uma âncora para a consciência vai ajudar a mente a se tornar mais calma e mais focada. Do mesmo modo que a participação da mente é essencial na organização e manutenção dos aspectos físicos da vida, a mente precisa do corpo a fim de estabilizar-se na calma presença, o que é fundamental para todas as práticas. 

Tenzin Wangyal Rinpoche em "Os Yogas Tibetanos do Sonho e do Sono".       

Comentários