Duas maneiras de ver o mundo.

   Tome como exemplo uma viagem de avião. Imagine que você está fazendo uma longa viagem de avião, a caminho de uma cidade estranha, para começar um novo emprego. De repente, o avião passa por uma turbulência. Você vê as asas sacudindo e visualiza o desastre que virá em seguida. Quando a tormenta passa, você percebe que o seu assento é apertado demais. Não consegue encontrar uma posição confortável, e a sua mente se enche de reclamações sobre o estado a que chegaram as viagens de avião. Começa a se aborrecer com o fato de a aeromoça demorar para trazer a sua bebida. Quando pensa no seu novo emprego, tem certeza de que as pessoas que encontrará lá não vão gostar de você. Elas vão desprezar o seu conhecimento, excluí-lo dos projetos mais interessantes, e talvez cheguem a ponto de trapacear com você. Sem dúvida, esta viagem será uma catástrofe. Como pôde pensar que daria conta de lidar com tudo isso? Você está apavorado. 
   Vivencie o estado de depressão e desânimo criado por esses pensamentos. 
   Experimente então outra maneira de viver a mesma situação. 
   Quando o avião passa pela turbulência, você sabe que isso faz parte da jornada e sente vividamente que aquele instante que está vivendo é precioso. Assim que a tormenta se acalma, sente-se grato e espera poder usar o resto da sua vida de forma construtiva. Apesar do fato de que o seu assento não é particularmente confortável, você encontra algumas posições que aliviam sua tensão nas costas e nas pernas. Você aprecia a cortesia e a disponibilidade da aeromoça, tão ocupada que tem que ficar o vôo todo em pé. Sente uma grande excitação com as aventuras que esperam por você. Imagina que as pessoas, lá, serão interessantes e produtivas, e que terá muitas oportunidades novas. Está convencido de que as suas atividades florescerão e que você tem recursos interiores para superar quaisquer obstáculos que possam surgir.
   Vivencie esse alegre estado de espírito, em sintonia com o positivo.
   Aprecie as diferenças que existem entre estes dois estados mentais e compreenda que eles surgem por meio do funcionamento da sua mente, apesar de a situação exterior continuar igual.

Matthieu Ricard em "Felicidade, a prática do bem-estar". 

Comentários

  1. Ótimo texto!

    De fato trata-se do maior de todos os ensinamentos. ;) Obrigado. LJ.

    ResponderExcluir

Postar um comentário