O segredo da felicidade.

   Se formos capazes de acalmar os nossos anseios, perceberemos que o verdadeiro desejo não é a riqueza ou a fama, e sim a felicidade, e por desejá-la, buscamos o poder fora de nós mesmos. No entanto, enquanto procuramos o poder e a felicidade na fama, no dinheiro e no sexo, não os encontraremos. É somente retornando a nós mesmos e purificando a mente que podemos experimentar a verdadeira e duradoura felicidade, bem como o tipo de poder que não pode ser corrompido.
   As pessoas pobres, desconhecidas, podem conhecer a felicidade? Muitos de nós pensamos que se não tivermos dinheiro ou fama não teremos poder, e por conseguinte não poderemos ser felizes. É claro que as necessidades materiais básicas de comida, água, abrigo, roupa, segurança física e subsistência precisam ser satisfeitas para que encontremos a felicidade. A miséria conduz ao sofrimento, à doença e à violência. Por conseguinte, estou me referindo aqui ao desejo de ter uma quantidade de dinheiro superior à que é suficiente para cobrir as necessidades materiais.
   Quando o Buda alcançou a iluminação, ele não era conhecido. Naquele dia extraordinário, ele era um desconhecido para a maior parte do mundo. Nem mesmo a sua família sabia que ele se tornara um iluminado.

Thich Nhat Hanh em "A arte do poder". 

Comentários