Sem desculpas...

   Qual o significado da existência humana dotada de tempo e fortuna? Tempo disponível se refere a ter tempo livre, da mesma forma que a palavra é usada para perguntar se alguém tem ou não tempo para fazer isso ou aquilo. Por isso, este termo refere-se à existência humana, que tem tempo disponível para empreender a prática.
   Outras formas de existência não têm a chance de pensar sobre o dharma, pois estão sob forte influência da ignorância. Comparando-nos a elas, somos seres amplamente dotados de tempo e capacidade de praticá-lo.
   Portanto, como disseram os mestres, se renascêssemos em reinos inferiores, embora nesses lugares possa existir a doutrina dos budas e os ensinamentos do tantra, não nos beneficiaríamos muito. Embora você possa assumir formas de existência favoráveis em reinos deva, e assim por diante, uma vez que a prática do dharma tem que ser empreendida com base no aprimoramento da mente e que em tais reinos ela está sob forte influência, você não teria a oportunidade que tem aqui. Mas este não é o seu caso.
   Além disso, você não renasceu em uma época em que seja impossível se beneficiar da doutrina do Buda. Ao contrário, ela está ativa e é muito relevante. Mas mesmo tendo renascido na época atual, se tivesse renascido em um país onde o dharma fosse totalmente inacessível, você não tiraria proveito da sua existência humana. Mas este tampouco é o seu caso.
   No entanto, mesmo nascendo em um país ou comunidade onde o dharma está disponível, você pode perder as capacidades físicas e mentais e não estar apto a se beneficiar dele. Esse não é o caso e você também não está sob a influência de visões errôneas, como a total negação da possibilidade de renascimento ou de sua autenticidade. Cultivando ou não profunda convicção, você tem alguma compreensão do dharma, que é suficientemente poderoso para persuadi-lo a se interessar por ele.
   Por isso, na atual conjuntura, provavelmente descobrirá que está livre das condições adversas mais óbvias para a prática e que está equipado com condições favoráveis.

S.S. Dalai Lama em "O livro da felicidade. Um guia prático aos estágios de meditação".  

Comentários