Livrando-se da bagagem desnecessária...

   A incapacidade, ou melhor, a relutância da mente humana em deixar de lado o passado é primorosamente ilustrada na história dos dois monges zen, Tanzan e Ekido, que caminhavam numa estrada enlameada depois de uma forte chuva. Próximo a uma aldeia, eles encontraram uma moça que estava tendo dificuldade em atravessar a estrada por causa da lama. Se ela continuasse a caminhar, estragaria seu quimono de seda. Sem titubear, Tanzan a pegou no colo e a carregou para o outro lado da estrada.
   Os monges prosseguiram na sua caminhada em silêncio. Cinco horas depois, quando já estavam perto do templo onde passariam a noite, Ekido não conseguiu mais se conter.
   - Por que você carregou a moça para o outro lado da estrada - perguntou. - Nós, monges, não devemos fazer essas coisas.
   - Faz horas que coloquei aquela jovem no chão - respondeu Tanzan. - Você ainda a está carregando?
   Agora, imagine como seria a vida de alguém que viva como Ekido o tempo todo, incapaz de parar de pensar nas situações ou não querendo fazer isso e acumulando cada vez mais "material" dentro de si. Isso nos dá uma idéia de como é a vida da maioria das pessoas. Que pesado fardo elas carregam na mente.

Eckhart Tolle em "Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência".  

Comentários

  1. Sem passado, nao ha presente, nem futuro. Sem passado, voce nao pode saber de fato quem voce eh, de onde veio, o que carrega que nao eh seu. A leitura desta historia nao esta correta. A atencao eh chamada para o fato de Ekido estar carregando consigo algo que nao era seu. Devemos carregar apenas nossas proprias bagagens e, sim, nosso passado deve caminhar conosco, sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário