Kumbhaka,a pausa da respiração Pranayama.

   Kumbhaka, ou contenção do folêgo, ocorre depois de concluída a inspiração ou a expiração. Consiste na interrupção voluntária do fluxo de ar no princípio ou no fim do ciclo respiratório, mantendo-o nos pulmões por certo tempo, determinado quase sempre por uma contagem simples.
   No final da inspiração, uma interrupção curta permite que seus pulmões absorvam mais oxigênio. Graças a essa dose extra, todo o seu sistema fica mais energizado e alerta. A suspensão após a expiração provoca uma sensação cada vez mais intensa de vacuidade. Na tradição zen-budista, a suspensão após a expiração é de vital importância para nos esquecermos de "tudo" e ficarmos vazios em bases regulares. Em nossa cultura, tendemos a enfatizar a plenitude, não o vácuo. Ao meditar sistematicamente durante a pausa que sucede a expiração, você se sentirá mais livre. 
   Pare e experimente: segure o folêgo ao final da inspiração (conte até 2 ou 4) e em seguida contando até 2 ou 4 após o final da expiração. Deixe que ambos movimentos ocorram naturalmente, à velocidade normal. 

John Selby em "Sete mestres, um caminho". 
N.A.: Pranayama é o conhecimento e controle do Prana.

Comentários