Dicas para se tornar amigo do tempo.

   Não é incomum termos uma lista interminável de coisas para fazer no nosso dia-a-dia. Mal acordamos, já estamos repletos de tarefas a cumprir. Temos, institivamente, vontade de correr, acreditando que quanto mais rápido executarmos os nossos deveres, mais eficientes seremos e mais cedo terminaremos os nossos compromissos. Mas, será que funciona assim mesmo? Bem, vamos tentar analisar isso juntos.
   Em primeiro lugar, a perspectiva do tempo depende principalmente do olhar que colocamos sobre o mesmo. Se estamos com pressa, o tempo parece andar mais rápido. Por outro lado, quando estamos mais conscientes, experimentamos uma sensação mais real do tempo decorrido. Faça um pequeno teste e comprove por si mesmo. Tente executar uma tarefa simples do seu dia-a-dia com olhares diferentes sobre o tempo. Por exemplo, lave as louças de maneira inconsciente, pensando no tempo que você está perdendo e em todas as atividades que você ainda precisa fazer. Agora,  tente fazer a mesma tarefa com uma perspectiva mais consciente, estando presente na ação que você está executando. Você pode até demorar o mesmo tempo para executar essa tarefa, porém com certeza a sua percepção sobre o tempo será totalmente diferente. Mais ainda, além de uma percepção distinta sobre o tempo, o seu gasto energético será totalmente diferente. Muito provavelmente, ao executar a ação de maneira consciente você se sentirá mais disposto para a próxima atividade. Agora, pense no efeito cumulativo de várias atividades realizadas de maneira inconsciente ao longo de um dia, provavelmente você estará exausto a noite. Outra postura fundamental é evitar ser multitarefas. Mas o que raios é isso? Multitarefas, tanto em moda nos dispositivos digitais, é a capacidade de um processador de executar várias tarefas simultaneamente. Afinal de contas, não é assim que um computador ou um celular devem funcionar? Pois é, mas não é assim que devemos executar as nossas atividades. Devemos primar por executar uma ação de cada vez, direcionando nosso foco e nossa energia em um único ato. Como se dizia antigamente, não se pode assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Por fim, não podemos esquecer de dicas óbvias porém frequentemente esquecidas. A primeira delas é tentar ser pontual. Tem uma reunião cedo pela manhã? Então, tente dormir cedo na noite anterior para acordar no horário e evitar imprevistos, como um engarrafamento em cima da hora. Por fim, não se encha de compromissos além do que é humanamente possível. Procure ser realista com tempo que cada atividade demanda. Deixe brechas na sua agenda para que você possa respirar e renovar as suas energias ao longo do dia.
   Então, para resumir, o dia vai terminar de qualquer maneira, com ou sem a sua interferência. Porém, como você vai terminar o dia e a qualidade das suas ações dependem exclusivamente de você. 

e_atta. 

Comentários