Purusha: algo que tem força...

   Uma das coisas que me ajudaram quando estava sozinho em meu quarto foi me lembrar que a palavra sânscrita para "ser humano" é purusha, que basicamente significa "algo que tem força". Ser humano siginifica ter força; mais especificamente, a força de realizar o que quisermos. E o que queremos remete ao impulso biológico básico de ser feliz e evitar a dor.
   Assim, no começo, desenvolver a bondade amorosa e a compaixão significa usar a si mesmo como o objeto de seu foco meditativo. O método mais fácil é um tipo de variação "da prática do escaneamento" descrita anteriormente. Se você estiver praticando formalmente, fique na postura dos sete pontos da melhor maneira possível. Fique com a coluna ereta enquanto mantém o restante do corpo relaxado e equilibrado e permita que sua mente relaxe em estado de mera consciência. 
   Após alguns momentos repousando sua mente na meditação sem objeto, faça um rápido "exercício de escaneamento", observando, gradualmente, seu corpo físico. À medida que escaneia seu corpo, permita-se reconhecer como esses fatos básicos da sua existência são magníficos, como você tem sorte de ter os dons deslumbrantes de um corpo e de uma mente! Repouse nesse reconhecimento por um momento e então, gentilmente, inclua o seguinte pensamento: "Como seria bom se eu pudesse desfrutar esse senso de bem-estar. Como seria bom se eu pudesse sempre desfrutar esse senso de bem-estar e todas as causas que me levam a me sentir feliz, tranquilo e bem."

Yongey Mingyur Rinpoche em "A alegria de viver".       

Comentários

  1. por favor , qual é a postura dos 7 pontos em detalhes....
    grata
    Misha

    ResponderExcluir
  2. Cara Misha,

    Por favor, consulte o link http://esferafeminina.blogs.sapo.pt/13769.html. Nele há uma breve descrição da postura dos 7 pontos. Espero ter ajudado. Um abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário