Metta Sutta, o discurso sobre o amor.

   "Aquele ou aquela que quiser alcançar a paz deverá ser honesto, humilde e capaz de ter uma fala amorosa. Saberá viver com simplicidade e feliz, os sentidos apaziguados, livre de inveja e sem se deixar levar pelas emoções da maioria das pessoas. Que não cometa atos que sejam desaprovados pelos sábios (e é isso que ele ou ela almeja):
   Que todas as pessoas possam ser felizes e viver em segurança, e que seu coração esteja pleno de alegria. Que todos os seres possam viver em segurança e em paz, quer sejam fracos ou fortes, altos ou baixos, grandes ou pequenos, visíveis ou invisíveis; quer estejam perto ou longe, já tendo nascido ou ainda por nascer. Que todos possam viver em perfeita tranquilidade.
   Não deixemos ninguém fazer o mal a ninguém. Não deixemos que alguém coloque uma vida em perigo. Não deixemos que, por raiva ou más intenções, alguém deseje o mal a outra pessoa.
   Assim como a mãe que ama o seu único filho e o protege arriscando a sua própria vida, devemos cultivar o amor sem limites e oferecê-lo a todos os seres vivos de todo o cosmo. Deixemos esse amor sem limites penetrar por todo o universo, em cima, embaixo e em todas as direções. Nosso amor não conhecerá obstáculos, nosso coração será absolutamente livre de ódio e inimizades. Quer estejamos de pé ou andando, sentados ou deitados, enquanto despertos manteremos essa consciência de amor no nosso coração. Essa é a maneira mais nobre de viver.
   Livres de visões errôneas, da cobiça e dos desejos sensuais, com a vida voltada para o belo e dentro de uma perfeita compreensão, os que praticam o amor sem limites certamente transcenderão o nascimento e a morte."     

Thich Nhat Hanh em "Ensinamentos sobre o amor".

Comentários

  1. Lindo!
    Isso é que nós devemos almejar em nossas vidas.
    Realmente inspirador.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário