Por que mudar?

   O ensino dos valores humanos é em geral considerado uma incumbência da religião ou da família. A espiritualidade e a vida comtemplativa são reduzidas, assim, a meros complementos vitamínicos da alma. Os conhecimentos filosóficos que adquirimos são quase sempre distantes da nossa prática, e cabe ao indivíduo escolher suas próprias regras de vida. Mas em nossa época, a pseudoliberdade de fazer tudo o que passa pela cabeça e a falta de referências deixam o indivíduo infeliz desamparado. As considerações abstratas em geral incompreensíveis da filosofia contemporânea somadas ao ritmo febril da vida cotidiana e à supremacia da diversão e do entretenimento deixam pouco lugar para a busca de uma fonte de inspiração autêntica quanto à direção que podemos dar à nossa vida. 
   É necessário reconhecer que oferecemos uma resistência fenomenal à mudança. Não falamos apenas da alegria e do vigor com que a nossa sociedade adota como tendência as novidades superficiais, mas de uma inércia profunda no que tange a qualquer transformação genuína do nosso modo de ser. A maior parte do tempo não queremos nem ouvir da possibilidade de mudar e preferimos tratar com escárnio aqueles que buscam soluções alternativas. Ninguém quer ser raivoso, ciumento ou orgulhoso, mas a cada vez que cedemos a essas emoções, usamos a desculpa que isso é normal, faz parte dos altos e baixos da vida.
   Então, por que mudar? Seja você mesmo! Divirta-se bastante, compre um carro novo, mude de ares, consiga uma nova amante, tenha tudo, farte-se de tudo que é supérfluo, mas, acima de tudo, jamais toque no essencial, porque isso exige um trabalho duro, um esforço verdadeiro. Uma atitude como essa seria justificada se estivéssemos satisfeitos com o nosso destino. Mas estamos mesmos? Citando Alain mais uma vez: "Os insanos são mestres no proselitismo e, principalmente, relutam em curar-se." 

Matthieu Ricard em "Felicidade: a prática do bem-estar".

Comentários

  1. A mudança faz parte da evolução do ser humano.
    Temos que mudar para o nosso desenvolvimento e bem estar!
    Adorei o post!
    Tenha um ótimo Sábado!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto, amigo. O mesmo possui uma ótima carga reflexiva a nos fazer pensar a todos.

    Entre outros motivos, tenho lido que, também, esta inércia a que te referes se deve a nossa tradicional visão antropocêntrica de mundo, onde acima de tudo e de todos, nós, humanos, nos julgamos o centro do universo.. Uma postura claramente infantil ante as mais recentes descobertas da atualidade. No final, bem sabemos que a ilusão de um eu-fixo e independente é a mais tenaz de todas as fantasias.

    Forte Abraço,
    Namastê,
    L. Janz.

    ResponderExcluir
  3. Cara Sandra e Léo,

    Obrigado por compartilharem as suas opiniões. Também gostei muito desse texto. É meio que um "soco no estômago", tipo "acorda aí"... É bom para sacudir a gente, principalmente quando mergulhamos nas nossas atividades diárias e perdemos a perspectiva do que realmente importa.
    Fico feliz de poder compartilhar esse e outros textos através do blog.

    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário